terça-feira, 20 de outubro de 2009

Catadores: reciclando realidades



De 28 a 30 de outubro acontece em São paulo a EXPOCATADORES 2009 . Com a presença confirmada do Presidente da República, o público poderá visitar a feira de tecnologia social e sustentablidade.


Usamos cada vez mais recursos naturais, para produzir e consumir cada vez mais coisas, que são descartadas cada vez mais depressa, gerando cada vez mais lixo.


No Brasil, geramos mais de 160 mil toneladas de lixo por dia, dos quais 45% não têm destino adequado e vão parar nos lixões, nos rios, nas represas e nos terrenos baldios. São milhares de toneladas de lixo que poluem nossa terra, nosso ar e nossas águas, e esse número não para de crescer.


A atuação dos catadores de materiais recicláveis se faz indispensável para diminuir os impactos de um modo de vida insustentável.


O catador contribui com a cidade, tirando o que não é lixo das ruas, alimentando cadeias de reciclagem de inúmeras indústrias, reduzindo o volume dos lixões e aumentando a vida útil dos aterros.


O catador contribui com o cidadão, chamando a atenção para o lixo que não é lixo e educando para o consumo consciente.


O catador contribui com o planeta, diminuindo o uso de recursos naturais, prolongando a vida das coisas por meio da reciclagem.
Os catadores iniciaram suas atividades no Brasil há mais de 50 anos e há mais de 20 vêm se organizando, estruturando suas associações e cooperativas.


REVIRAVOLTA EXPOCATADORES 2009 é o espaço de integração das associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis do Brasil, da América Latina e do Caribe, num contexto de política, tecnologia e negócios.

É um evento do interesse de todos os setores da sociedade: governo, empresas, ongs, meio acadêmico e comunidade.


É um espaço para troca de experiências, disseminação de conhecimentos, exposição de projetos e tecnologias para gestão eficiente da coleta seletiva solidária.






Nenhum comentário:

Postar um comentário