A BBC criou o cargo de editor de mídia social. A rede britânica também estaria com planos de relançar seu site, para aumentar a ênfase nas redes sociais.
A função do novo editor será ajudar a organização a aprender a explorar e fazer parte das mídias sociais.
Sites como Twitter e Facebook, onde o conteúdo é postado basicamente pelos internautas, viram um aumento de sua relevância no jornalismo nos últimos meses.
Estas redes permitem a troca instantânea de informações e têm sido usadas como verdadeiros veículos de notícias.
Nos protestos pós-eleições no Irã, em junho, o Twitter foi peça-chave para que os internautas iranianos pudessem divulgar informações sobre os acontecimentos, já que a cobertura estrangeira havia sido barrada pelo governo.
"Nós reconhecemos que as mídias sociais têm um papel importante", diz Nic Newman, diretor de mídias futuras e tecnologia da BBC. "Eu acho que a contratação de um editor de mídia social é a melhor maneira de entender o que funciona".
Em março, a ITV nomeou Ben Ayers como diretor de mídia social e relacionamento online. Sua função é ampliar o contato com os telespectadores. Também no primeiro semestre, a rede Sky News contratou uma correspondente para atuar apenas no Twitter, com o objetivo de cobrir notícias quentes que surgem no microblog.
Newman diz que o projeto da BBC é outro. "Estamos tentando facilitar o processo de mudança da BBC, e não colocando esta função [de monitorar o Twitter] sobre uma única pessoa", afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário