domingo, 27 de dezembro de 2009

Qualificação profissional de jovens comunicadores comunitários


O projeto Comunicação Pelos Direitos na Região Sisaleira tem como objetivo principal contribuir para o fortalecimento dos direitos das crianças e adolescentes da Região Sisaleira da Bahia através da qualificação profissional de jovens comunicadores comunitários e da democratização da comunicação.

Através do patrocínio do Programa Desenvolvimento & Cidadania da Petrobras, a equipe de Comunicação do Movimento de Organização Comunitária (MOC) estará oportunizando a 20 jovens comunicadores e 20 educadores do campo a participação em oficinas técnicas e de conteúdo sobre os direitos das crianças e dos adolescentes e comunicação comunitária, abordando temáticas como relações sociais de gênero, agricultura familiar, juventude, participação social e cidadania, educação do campo, água no semiárido, etc.

O projeto vai atuar em dez municípios. São eles: Araci, Conceição do Coité, Ichu, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, São Domingos, Serrinha e Valente. Nestes municípios, uma comunidade rural será contemplada com a instalação de um sistema de alto-falante (rádio poste), com programação definida e conteúdos produzidos por crianças e adolescentes através da utilização da metodologia de educomunicação em sala de aula.

O processo de escolha das comunidades aconteceu durante as visitas municipais de apresentação do projeto, realizadas no período de 24 de setembro a 19 de outubro, e que reuniu aproximadamente 270 pessoas representantes de associações, sindicatos, escolas, poder público e organizações não-governamentais. O debate foi orientado pelos seguintes critérios:
• Quais as comunidades com maior índice de violação dos direitos de crianças e adolescentes?
• Qual comunidade tem menos acesso a meios de comunicação, tem pouca visibilidade e por conseqüência sofre com a falta de políticas públicas e projetos de desenvolvimento?
• Onde existem experiências de mobilização e organização social em torno dos direitos, e que podem servir de exemplos para outras comunidades e municípios?

Fonte: http://www.comunicacaopelosdireitos.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário