quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Qual a sua experiência?


Já fiz cócegas à minha irmã só para que deixasse de chorar;
Já me queimei brincando com uma vela;
Já fiz um balão com o chiclete que se me colou na cara;
Já falei com o espelho, já fingi ser bruxo.
Já quis ser astronauta, violinista, mago, caçador e trapezista;
Já me escondi atrás da cortina e deixei esquecidos os pés de fora.
Já raspei o fundo da panela onde se cozinhou o creme;
Já tentei esquecer algumas pessoas e descobri que são as mais difíceis de esquecer.
Já subi às escondidas até ao terraço para agarrar estrelas;
Já subi a uma árvore para roubar fruta;
Já caí por uma escada.
Já fugi de minha casa para sempre e voltei no instante seguinte.
Já corri para não deixar alguém a chorar;
Já fiquei só no meio de mil pessoas, sentindo a falta de uma única.
Já vi o pôr-do-sol mudar do rosado ao alaranjado;
Já mergulhei na piscina e não quis sair mais;
Já tomei whisky até sentir os lábios dormentes;
Já olhei a cidade de cima e nem mesmo assim encontrei o meu lugar.
Já senti medo da escuridão, já tremi de nervos;
Já quase morri de amor e renasci novamente para ver o sorriso de alguém especial.
Já acordei no meio da noite e senti medo de me levantar.
Já me apaixonei e pensei que era para sempre, mas era um 'para sempre' pela metade. Já me deitei na relva até de madrugada e vi o sol substituir a lua;
Foram tantas as coisas que fiz.
Agora, um questionário pergunta-me, grita-me desde o papel:
- Qual é a sua experiência?

Essa pergunta fez eco no meu cérebro. Experiência....
Experiência... Será que cultivar sorrisos é experiência?
Agora... agradar-me-ia perguntar a quem redigiu o questionário:
- Experiência?! Quem a tem, se a cada momento tudo se renova ???

*A redação acima foi escrita por um candidato numa seleção de pessoal na Volkswagen. A pessoa foi aceita e o seu texto está a fazer furor na Internet, pela sua criatividade e sensibilidade. Recebi este texto por e-mail.

2 comentários:

  1. Lembrei de uma aula em que o um professor citou algo parecido com isso: "A experiência é uma lanterna dependurada nas costas que apenas ilumina o caminho já percorrido". Muito válido.

    ResponderExcluir