segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Troféu Caleidoscópio vai para Máicou Diéquison


Após cinco dias de exibição gratuita de cinema e troca de experiências entre os projetos sociais, o Festival de Jovens Realizadores de Audiovisual do Mercosul encerrou a quinta edição com a divulgação dos quatro filmes vencedores do Troféu Caleidoscópio. A sessão de encerramento foi realizada no final da tarde de sábado, 26, no Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).


O Troféu Caleidoscópio premiou o documentário “Olé Larinda, O Canto das Raspadeiras de Mandioca”, do Grupo de Informática, Comunicação e Ação Local (Giral), de Pernambuco; o documentário “Belas Favelas – Comunidade da Serrinha”, da Escola de Arte e Tecnologia (Spectaculu), do Rio de Janeiro e a ficção “Máicou Diéquison”, produzido pelo Cineclube Kbça e o Centro de Referência da Juventude de Vitória (CRJ), do Espírito Santo.


Com 63 votos, o vencedor do Júri Popular é a ficção “Oswaldo” produzida pelo Instituto Oficinas Querô Empreendedorismo e Cidadania através do Cinema, vindo de São Paulo. A obra paulista foi escolhida pelo público – composto principalmente por alunos de escolas públicas capixabas – que lotou as sessões gratuitas de cinema promovidas pelo evento.


O Júri do Festival selecionou os demais trabalhos com base nos seguintes critérios: ser produto de um coletivo que está se iniciando na produção audiovisual, com experimentações de linguagem e que aborde temáticas com relevância para a sociedade.


A decisão foi tomada em reunião, ocorrida no dia 25, no Hotel Ilha do Boi, por um júri formado pelos jovens realizadores: Ariane Piñeiro, Benício Ramos, Felipe Santos Neves, Guilherme Rebêlo, Marinéia Anatório e Raphael De Angeli.
De acordo com a justificativa dos jurados, o vídeo “Máicou Diéquison”, dirigido por Ramon Zagoto e Natanael de Souza, foi escolhido “por tratar de um assunto recorrente na sociedade de uma maneira atípica, além de se preocupar com uma edição bem acabada, uma sonoplastia eficiente e com uma trilha sonora coerente com a narrativa”.


Para Ramon Zagoto, um dos diretores da ficção capixaba “Máicou Diéquison”, a premiação foi uma surpresa. Inicialmente, o vídeo foi idealizado para ser apresentado na Conferência Nacional de Segurança Pública, no entanto, como a produção ultrapassou o tempo de três minutos exigido pelo evento público, os jovens capixabas não puderam apresentar o material.


“Ficamos empolgados demais com a produção que acabou tendo quase nove minutos. Não era nossa pretensão inscrever o vídeo em festivais até que surgiu a oportunidade de participar do Festival Jovem”, conta Ramon. “Máicou Diéquison” mostra o desafio na busca do primeiro emprego vivido por um jovem negro da periferia que sonha com a carreira musical.


O 5º Festival de Jovens Realizadores de Audiovisual do Mercosul é realizado pelo Instituto Galpão (Vitória/ES), em parceria com a Aldeia – Agência de Audiovisual (Fortaleza/CE) e o Instituto Marlin Azul (Vitória/ES), com patrocínio do Instituto Votorantim através da Lei Rouanet.


O festival também ofereceu gratuitamente aos realizadores e ao público em geral palestras sobre comunicação colaborativa na produção audiovisual; conteúdos televisivos infanto-juvenis de qualidade; estratégias em mídias sociais e a construção da imagem corporal na mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário