terça-feira, 29 de setembro de 2009

TCC: Instrumento de Transformação Social

Foto: Carlos Antolini
O trabalho de conclusão do curso superior (TCC), também denominado como monografia em alguns cursos, assusta muitos alunos e pode ser determinante para o futuro profissional. Apesar de provocar todo esse terror entre os acadêmicos, bons resultados podem ser notados com a produção de um trabalho como esse. Um bom exemplo é o projeto desenvolvido pela jornalista
Taciana Grotti , formada pela faculdade Estácio de Sá em Vitória – ES.

O TCC de Taciana abordou o tema Comunicação Comunitária, com foco na produção de trabalhos audiovisuais. Durante o processo de desenvolvimento do projeto, vários jovens residentes nos bairros São Benedito e Jaburu do município de Vitória, participaram de oficinas de fotografia, roteiro, câmera, edição, sonorização entre outros.

Em entrevista concedida a alunos do curso de jornalismo da faculdade onde se graduou, Taciana alegou ter enfrentado vários desafios durante o desenvolvimento do projeto, já que os bairros contemplados apresentam um alto índice de violência, mas afirma que os obstáculos contribuíram para o seu amadurecimento pessoal e profissional. “Foi importante estar do outro lado da violência mostrada pela grande mídia.

Penso que todos deveriam passar por essa experiência, para se livrar dos preconceitos que envolvem esse tema”, relata a jornalista. Naturalmente, o trabalho produziu vários resultados positivos. Taciana obteve a nota máxima, concluindo o curso com chave de ouro, mas lembra que nada disso seria válido se não beneficiasse os participantes do projeto. “Me sinto muito feliz com os resultados que alcançamos, pois alguns dos meninos se apaixonaram pelo audiovisual, estão se especializando e já iniciam uma carreira na área”.

A jornalista afirma que o TCC pode contemplar conquistas que vão além da conclusão do curso. “Aprendi que a profissão que escolhi pode ser um instrumento de transformação social”.

Os jovens que participaram do projeto já produziram outros trabalhos depois do término do curso e acabaram de vencer o vídeo "Maicou Diéquison o Troféu Caledoscópio como melhor vídeo ficção no 5° Festival de Jvens Realizadors de Audiovisual do MERCOSUL realizado em Vitória no último final de semana.

Patrícia Mara é estudante de jornalismo, autora deste blog e participa da disciplina de Comunicação Comunitária da Escola de Jornalismo da Estácio de Sá de Vitória.

Fonte : http://sistemas6.vitoria.es.gov.br/diario/noticia.php?idNoticia=1091
Veja a Página do Projeto “Comunicação Comunitária” da Universidade de Brasília: http://www.unb.br/fac/comcom/

Nenhum comentário:

Postar um comentário