domingo, 18 de outubro de 2009

Comunicação e reconhecimento social


Com a pressão pela democratização no Brasil a comunicação popular ganhou forças principalmente entre as décadas de 70 e 80.

Neste período o principal objetivo da comunicação popular era a propaganda ideológica com propostas de conscientização política, principalmente contra os meios de comunicação de massa.

Atualmente, a estratégia da comunicação nas comunidades é focada na educação, saúde, informação e direitos sociais.

O significativo aumento das organizações não governamentais demonstra a importância que esse processo conquistou ao longo dos anos.

A comunicação comunitária tem o objetivo de reunir indivíduos que possuam interesses comuns, estimulando os movimentos sociais através da participação no desenvolvimento da comunicação.

A Comunicação que atua na transmissão de idéias e mensagens em uma comunidade é aquela que luta a favor de algo pelo interesse da maioria. Esse encontro é marcado pela luta incessante dos objetivos que movimentam os grupos.

Uma das principais características da comunicação alternativa é a representação social. Essa nova forma de manifestação popular não é regida por governos ou empresas.

A sua principal missão é revolucionar com liberdade. Isso ocorre quando essa comunicação é interativa, questiona e luta por transformações através de manifestações utilisando-se de jornais, boletins, alto-falantes, cartazes, rádios, teatro, música e atualmente a internet.

Esta consolidação tornou-se tão importante, que as empresas que atuam de forma intensa na economia do Brasil, passam a convidar as organizações não governamentais ao chamado diálogo social.

Na comunicação corporativa já se pode avaliar a importância que as comunidades representam em sua administração.

"A questão do relacionamento com as comunidades constitui uma prioridade fundamental na nossa estratégia de desenvolvimento", afirma Roger Agnelli, presidente da mineradora Vale. Ou seja, as organizações já buscam identificar os mobilizadores ou os representantes reconhecidos e legitimados na comunidade para atuar com base nos interesses e nas necessidades coletivas.

Uma das ferramentes para o reconhecimento das organizações não governamentais como agentes da sociedade, junto com o Estado e as empresas é sem dúvida a comunicação com a comunidade. Deles com eles.

Natália Bento é estudante de jornalismo, autora deste blog e participa da disciplina de Comunicação Comunitária da Escola de Jornalismo da Estácio de Sá de Vitória.

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