sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Geração de resultado: jovens e mídias sociais na mira dos especialistas

Segue doze assuntos comentados por oito especialista nos debates do evento ResultsON Day.

- Faça networking, siga no Twitter pessoas interessantes, participe de blogs e debates virtuais. Freqüente cursos e feiras da sua área de interesse. Dica pessoal: acompanhe a divulgação de cursos espalhados nas redes sociais, muitos são transmitidos via web.

- Tudo o que você escreve nas redes sociais é monitorado e, mesmo inconscientemente, você pode influenciar no sucesso, preço e derrota de um produto. Uma pergunta colocada no Twitter como “Qual celular devo comprar?” ou ” Comprei um celular da marca X” é avaliada por agências de marketing digital.

- Estamos na era do consumidor impaciente, um traço marcante da geração Y. Empresas estão gastando fortunas para atender (e compreender) a nova geração.

- O consumir atual tem o seguinte pensamento: “- Quero tudo agora ou eu vou chorar para todo mundo ouvir!”, o que foi considerado como a “infantilização da internet”.

- Leia, pesquise e estude sobre “Cloud Computing”. É a expressão do momento em tecnologia e já está em estudo em empresas como AT&T, Dell, HP, IBM, Intel, Microsoft e Yahoo.

- Especialistas em educação acreditam que a faculdade ainda é importante, mas comete o erro de criar um “pacote de aulas” que, na escolha profissional, o aluno não vai utilizar. No futuro não fará sentido um curso de quatro anos com algumas aulas que não são necessárias para a área escolhida.

- O jovem de outros cantos do mundo não utilizam as redes sociais da mesma forma que o jovem brasileiro. Já existem empresas estudando o assunto. Em alguns países as redes sociais funcionam de forma inusitada: a maior rede social oriental, uma versão do Twitter, descobriu que os internautas possuem duas contas: uma pessoal e outra de um personagem. Por ser um local conservador e de repressão militar, eles têm medo de mostrar a verdadeira identidade.

- Os estudantes estão perdidos na escolha da profissão. Uma das razões é a falta de referência e real conhecimento sobre a área de atuação futura. A geração Y, em muitos casos, é a primeira de uma família a entrar em um curso superior.

- Diferente das oportunidades obtidas por outras gerações, agora está mais fácil ingressar em uma universidade, mas faltam referências reais sobre a profissão.

- A universidade do futuro deve ajudar o aluno em sua escolha profissional, o que não acontece atualmente.

- A web criou um mundo profissional mais competitivo e complexo, prova disto são os novos cargos (profissionais de TI, webmaster, programadores em java, etc). O grande problema das empresas é encontrar profissionais qualificados para as novas áreas.

- A maioria das pesquisas sobre comportamento na web estuda a geração Y, mas os executivos (os Baby Boomers) são os que mais navegam na web. Você sabia?

Ao final da participação deste ResultsON Day percebi que empresas de todos os segmentos estão abrindo espaço para o consumidor dar opiniões sobre produtos e serviços. Então, a dica é aproveitar para ser um colaborador positivo com as ferramentas disponíveis no mercado, criando uma identidade virtual que agregue valor a esse universo. Redes sociais foram consideradas como a versão on-line de um papo entre amigos. O assunto da reunião pode chegar em outras rodas e seu nome poderá ser lembrado.

E você? Participa de uma comunidade virtual trocando idéias e informações?

Qual a sua opinião sobre a atual utilização das redes sociais pelos jovens?

Fonte: http://www.focoemgeracoes.com.br

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