quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O jornalismo online como estratégia de combate ao racismo.


O TCC Comunicação publica o resumo de um tcc que trata o debate étnico-racial na internet.

O trabalho foi desenvolvido por Milena Almeida no curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, da Universidade Veiga de Almeida, em 2009. Milena contou com a orientação de Ana Paula Brandão.

Imprensa negra e o debate étnico-racial na internet – o jornalismo online como estratégia de combate ao racismo.

O objetivo do trabalho é contextualizar o jornalismo afro-descendente do século XXI, caracterizado pelas novas experiências no ambiente da internet.

A partir de um resgate histórico que narra o desenvolvimento da Imprensa Negra no Brasil, representada expressivamente por veículos paulistas, é realizada uma análise das modificações sofridas por esta atividade, com a ampliação do debate étnico-racial nos meios de comunicação através do uso das novas tecnologias.

Impulsionadas pelas recomendações da Conferência Mundial Contra o Racismo, ocorrida em Durban, África do Sul, em 2001, as iniciativas do jornalismo negro na internet propõem uma nova abordagem da identidade da comunidade negra, que ampliou a atuação no campo da comunicação.

Neste âmbito, a partir do estudo de caso da Agência Afroétnica de Notícias - Afropress, o trabalho tenta dimensionar como a internet permitiu uma nova abordagem da temática afro-descendente na Imprensa Negra, propondo um ponto de vista diferenciado das experiências do jornalismo negro do início do século XX.

Desta forma, o estudo visa a compreender a partir de quais aspectos a digitalização da imprensa influenciou o uso do jornalismo como ferramenta para debater o racismo do país na contemporaneidade.

Entre em contato com a autora pelo e-mail: lenamca@yahoo.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário