domingo, 8 de novembro de 2009

II Fórum de Mídia Livre

Acontece Universidade Federal do Espírito Santo, de 4 a 6 de dezembro o II Fórum Nacional de Mídia Livre. O Evento mobiliza Jornalistas, acadêmicos e ativistas pela democratização da comunicação no país.


O Fórum de Mídia Livre nasceu em abril de 2008, do manifesto em defesa da diversidade informativa e da garantia de amplo direito à comunicação.


O I Fórum de Mídia Livre foi realizado na cidade do Rio de Janeiro, em junho de 2008 pela Escola de Comunicação da UFRJ, mobilizando cerca de 8000 pessoas por dia de evento.



Suas discussões conduziram a um conjunto de propostas e manifestações, que se constituíram posteriormente em medidas concretas, como a participação na cobrança do Executivo para a realização da Conferência Nacional de Comunicação e a construção de Pontos de Mídia livre como política de governo, o que começou ser efetivada pelo Ministério da Cultura.


Em janeiro de 2009, ás vésperas do Fórum Social Mundial, acontecia o Fórum Mundial de Mídia livre na cidade de Belém do Pará .


Durante o Fórum o presidente Lula anunciou a Conferência Nacional de Comunicação e o Ministério da Cultura o edital de Pontos de Mídia, como primeiras respostas às reivindicações dos movimentos organizados da sociedade civil do campo da comunicação social.


A cidade de Vitória foi escolhida pelas mudanças que pretende protagonizar no setor de comunicação e cultura, com anúncios de investimento em comunicação para a cidadania, internet pública e ampliação do acesso à cultura.


Nesta edição cerca de 300 lideranças estarão em Vitória construindo propostas que irão embasar movimentos distintos para a Conferência nacional de Comunicação, o grande acontecimento deste ano no campo da comunicação e da cultura.



Leia + e faça sua inscrição

Nenhum comentário:

Postar um comentário