segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O audiovisual é uma ferramenta - um meio - e nunca um fim


As Oficinas Itinerantes de Vídeo Tela Brasil têm como objetivo oferecer ferramentas de criação e expressão através do audiovisual às comunidades visitadas pelo Projeto Cine Tela Brasil.

Em sala de aula e fora dela, uma só regra: experimentação.

A proposta é que a compreensão da linguagem cinematográfica se dê a partir de uma vivência, prática e empírica, costurada pela compreensão crítica.

Na Oficina, o audiovisual é uma ferramenta - um meio - e nunca um fim.

A produção de um curta-metragem serve de pretexto para estimular atitudes empreendedoras, curiosas e científicas perante o mundo.

Os alunos são estimulados a desenvolver projetos pessoais, descobrir e utilizar recursos e equipamentos públicos e, especialmente, multiplicar os conhecimentos aprendidos, transmitindo-os adiante.

Parceiro realizador: Buriti FilmesCidade beneficiada: Resende, RJ / Cantagalo, RJ / Duque de Caxias, RJ / Alumínio,SP / Itapeva,SP e Taquarivaí, SP

“A ideia é dar aos jovens as ferramentas para que eles contem, por meio do audiovisual, suas histórias e seus sonhos”, fazem coro Luiz Bolognesi e Laís Bodanzky que idealizaram as Oficinas Tela Brasil. Ao longo dos últimos dois anos, curtas-metragens produzidos pelos alunos já foram selecionados para alguns dos mais importantes festivais de cinema do Brasil, como o Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo.

Durante as oficinas, com 72 horas de aulas práticas, os jovens têm acesso a informações sobre técnicas de produção de vídeo e ainda participam de uma conversa com roteirista, ator ou diretor de renome nacional. Os alunos aprendem enquanto produzem os curtas-metragens e descobrem o audiovisual como uma ferramenta de auto-expressão.Uma ajuda de custo para transporte e pesquisa no valor de R$ 80,00 é dada a cada aluno.

A Votorantim Metais (VM): é uma empresa do Grupo Votorantim, um dos mais importantes conglomerados empresariais do País. A VM é a maior produtora de alumínio primário do Brasil e de níquel eletrolítico na América Latina, além de posicionar-se entre os players globais de zinco. A empresa investe constantemente no crescimento das suas operações, suportada pelo princípio da sustentabilidade.


Fonte: http://www.jeonline.com.br e http://www.institutovotorantim.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário