terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Web Brasil Indígena


A webbrasilindigena nasceu de uma feliz junção entre duas mentes inquietas e de áreas totalmente diferentes mas com objetos semelhantes.

Acreditando na projeto e em nossos potenciais pessoais, investimos durante seis meses de 2008 em longas e infindaveis conversas pela madrugada em ideias que ficariam interessante em nosso site.

Anapuaka iniciou com um visual que não aprovei, mas que diante de tantos dificuldades técnicas e compromissos profissionais paralelos, principalmente os meus , já que sou professora e artes visuais , paisagista e gestora cultural, foi apresentado no Campus Party 2009.

Depois deste compromisso, resolvi que deveria criar uma identidade visual mais acessivel no que tange a questao comercial, pois estamos trabalhando com um espaço de cultura de massa e atrelanda-a a cultura.

Não me interessa veicular produtos culturais que não seja exclusivamente da visão de quem o faz ou pratica cotidianamente; e trabalhar acima de tudo em prol de uma sociedade mais humana, compreensiva e justa.

Poder viabilizar encontros com nossas origens indígenas , mesmo que seja em 1%.

Este conceito de “ninguendade” pode ser muito perverso pelo ponto de vista social e politico, ja que a miscigenação sucessiva leva a falta de pertencimento do individuo a um determinado grupo ou cultura.

A veiculação desta cultura viva nos meios midiáticos nos possibilita um encontro de nossas origens , como também um processo de descobertas de questões relevantes ainda desconhecidas por falta de facilitadores na busca destes conteudos.

A Web Brasil Indígena e um projeto de conceito em etnomidia em SL (Software Livre) e transição pelo SP (Software Proprietário), para construção de uma rede social colaborativa que gerem de conteúdo tecnológico comunitário, de conhecimento, cultural, informativo e de compartilhamento com os povos originários e não indígenas com conteúdo Creative Common, assim levando o conhecimento a partir de uma mídia étnica e critica pelo olhar dos povos originários em alianças estratégicas para ensino e qualificação de não indígenas da área de TIC em Software Livre e Software Proprietários.

OBJETIVO GERAL
Capacitar povos originários nas tecnologias de código livre, qualificação pratica para uso colaborativo em tecnologia de informação e comunicação dentro e fora das aldeias indígenas.
Criar Pontos de Cultura Indígena com conceito de etnomidia nas aldeias .

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Incentivar a produção de textos, imagens, e vídeos com o uso da tecnologia conceituado pela etnomidia;
Facilitar o diálogo intercultural acesso à informação e comunicação para diferentes etnias indígenas;
Possibilitar o resgate e registro do patrimônio imaterial
Expediente Site
Editore responsáveis: Anápuáka Muniz Tupinambá Hã-hã-hãe (Etnia Tupinambá) e Rosane Faria
Webdesigner: Web Brasil Indígena
Analista programador CMS Wordepress: Anápuaka / HostNet – Suporte – Dr. Host
Colaboradores: Poran Potiguara (PB), Yawar Muniz Tupinambá Hã hã hãe (BA), Arakatibé Tupinambá Hã hã hãe (BA), Huru Kuntanawa (AC), Xohã Karajá (RJ), Niara Fulni-ô (RJ), Bekoy Pataxó Hã hã hãe (BA),
Reformulação do Design Gráfico deste site, professora de artes visuais Rosane Faria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário