quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O poder da comunicação hiperlocal




Venho falando, já há algum tempo, sobre o poder da comunicação hiperlocal – aquela que acontece nos bairros, na vizinhança, em pequenas comunidades – e sobre como a web 2.0 dá voz a novos geradores de conteúdo, principalmente no âmbito local.

Mais do que ligar o mundo numa grande teia global, a web aproxima quem já está próximo. Estreita laços e intensifica a comunicação de pessoas que já se conhecem, ou que convivem em uma mesma região geográfica. A web permite a criação de novos espaços de discussão dos assuntos locais, sem mediadores.

As pessoas se interessam muito mais pelo que acontece na sua esquina do que por algo que acontece do outro lado do mundo. Isso é fato. Um bom exemplo foi a repercussão, no twitter, do caos no trânsito de São Paulo, ontem pela manhã, causado pela chuva. Foi possível acompanhar a situação em tempo real, só pelos comentários das pessoas que moram em São Paulo e que contavam suas próprias aventuras (paradas) no trânsito da cidade.

Mas vamos voltar ao assunto do post… Jornalismo hiperlocal é uma realidade e alguns sites, principalmente nos EUA, funcionam como concentradores de conteúdos locais. Pelo mapa, você busca sua rua ou bairro e o sistema apresenta a você as notícias relacionadas, sejam elas publicadas por veículos de comunicação de grande porte, veículos locais ou até por blogueiros que moram na região.

Pois então, um dos principais concentradores de conteúdo local, o Outside.in, fundado por Steven Johnson, recebeu ontem uma segunda rodada de aporte, num montante total de US$ 7 milhões. Até ai, tudo normal. Mais uma sturtup americana recebendo investimento.

O principal da notícia não é a grana, mas quem está colocando dinheiro no projeto. A Time Warner Inc., pela sua subsidiária CNN, é uma das empresas que participam do investimento.
Isso mostra que os grandes conglomerados de mídia estão de olho na produção de conteúdo hiperlocal. E a explicação do VP Sênior da CNN.com, KC Estenson, deixa bem claro o que motivou o investimento: “Nós pensamos este investimento como uma oportunidade de ampliarmos nossa cobertura internacional, nacional, regional e municipal, com uma cobertura também no nível da vizinhança”.

Além da CNN, outros grandes veículos americanos utilizam o Outside.in para localizar suas notícias, entre eles o Chicago Tribune e alguns veículos da News Corp, como por exemplo, o New York Post.

A notícia sobre o investimento da CNN no Outside.in, publicada no The Wall Street Journal, pode ser acessada aqui. Para você que não conhece, vale entrar no Outside.in para conhecer este conceito de hub de conteúdo local. Mais sobre o assunto, acesse aqui e aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário